

La muestra está conformada por más de una veintena de bloques que in


A modo de homenaje, autores como José Muñoz, Carlos Sam


Asimismo no podemos no

---------------------------------------------------------------------------------
TRADUCCION AL PORTUGUES por Domingos Isabelinho:
Héctor Germán Oesterheld no FIBDA 2009 - 20º Festival Internacional de BD da Amadora
Depois do excelente impacto que teve, no ano transacto, a exposição HECTOR GERMAN OESTERHELD, DE PROFISSÃO: IMAGINADOR, a organização do FIBDA solicitou-nos, através da Fundação Franco Fossati (Itália), e para a edição 2009 do festival, uma exposição dedicada à vida e obra de Héctor Germán Oesterheld.
Entre 23 de Outubro e 8 de Novembro de 2009, celebra-se em Portugal, na cidade da Amadora o 20º Festival Internacional Amadora BD. Este evento, dedicado anualmente à banda desenhada, homenageia, pelo segundo ano consecutivo, o autor que dá nome à exposição: HECTOR GERMAN OESTERHELD: O HOMEM COMO UNIDADE DE MEDIDA. No entanto vale a pena esclarecer que a amostra permanecerá em exibição até 26 de Fevereiro de 2010.
A mostra é composta por mais de uma vintena de secções que tentam – embora a obra de Oesterheld seja inabarcável – oferecer ao visitante um percurso pela vida e pela obra do autor argentino. Poderão ver-se – intercaladas por painéis biográficos e informativos – pranchas originais e páginas dos seus trabalhos mais importantes e emblemáticos. Tudo acompanhado pelas publicações originais ou por outro tipo de incunábulos de importante valor sentimental e histórico. Manuscritos, livros, revistas e, até, o prémio Yellow Kid que recebeu a título póstumo.
Como homenagem os autores José Muñoz, Carlos Sampayo, Oscar Zarate, Sergio Castro e Nahuel Sagarnaga têm uma participação especial na exposição. Este último desenhou o guião autobiográfico que Oesterheld escreveu em 1958, o qual, até à interpretação de Sagarnaga, nunca se tinha convertido em história de banda desenhada.
A mostra realiza-se com o patrocínio da Fundação Franco Fossati, com a coordenação de Melina Gatto e com o comissariado de Mariano Chinelli e do colectivo “La Bañadera del Comic” composto por Andrés Ferreiro, Mario Formosa “in memoriam”, Fernando Ariel Garcia, Hernán Ostuni e Norberto Rodríguez Van Rousselt.
Não podemos também deixar de agradecer a todos aqueles que, com a sua colaboração, tornaram possível montar uma mostra que permita aos portugueses e ao público em geral que visite a exposição, acercar-se ao nosso querido Héctor Germán Oesterheld: Piero Alligo, Tonina Berardi, Luigi Bona, Sergio Castro, José Muñoz, Sergio Pignatone, Alejandro Radeff, Felix Saborido, Nahuel Sagarnaga, Carlos Sampayo, Tony Torres, Oscar Zarate, e, muito especialmente, à família Oesterheld.